quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vivendo a crise dos 20 anos!

Sim, ela chegou. Chegou e me pegou. PULGAQUEPARIU, e agora?
Para alguns pode ser frescura, falta de chinelo na bunda e tantas outras coisas, mas pra mim ela é absurdamente real e incômoda: Crise dos 20 anos,  here we go.

Crescer não é fácil e disso a gente já sabia. Um dia eu estava brincando de Barbie, no outro tinha que usar soutien e absorvente. Crescer é estúpido, rápido e ninguém te perguntou se você realmente quer brincar de namorar ou prefere ser criança e brincar de Barbie e na piscininha de 1000 litros. Daí que um dia você acorda e vai sair daquela idade bacana onde algumas de suas imaturidades são aceitáveis. ADEUS 19 ANOS...ADEUS 18, 17, 16, ADEUS IRRESPONSABILIDADE ACEITÁVEL, IMATURIDADE EXPLICÁVEL! OLÁ 20 ANOS!

No meu caso, a crise dos 20 tem um agravante: minha memória.
QUÉ DIZÊ...
Eu me lembro com perfeição de quando a minha mãe tinha 20 anos. Daí você pergunta "COMASSIM, PRODUÇÃO?!". Explico. Minha mãinha é xovem, phyna e rycah. Quando ela tinha 20 anos eu tinha 4 anos, façam as contas e vejam quantos anos de diferença nós temos.
Daí você pergunta " tá bom Gabi mas e daí?"...
E DAÍ????
E DAÍ????
E daí que quando eu tinha meus 4, 5, 6, 7 anos eu achava que eu estaria CASADA e com FILHOS. Que eu teria um o MEU DINHEIRO.
Pergunto a você, minha leitora amiga, qual das coisitchas abaixo eu possuo:

A) Marido
B) Filhos
C) Meu Dinheiro
D) Nenhuma das anteriores.

Não precisa de muito QI pra responder, néam...
Daí você me diz que sou muito nova pra essas coisas e que eu era só uma criança quando achava isso tudo. Tá, tá, tá, eu sei de tuuuudo isso, mas eu não tenho culpa de o meu maldito subconsciente fica cobrando que eu tenha pelo menos um relacionamento estável e bem mais feliz do que os anteriores e planos mais sólidos para o futuro, como arranjar um emprego honesto, onde eu trabalhe o necessário e não viva de hora extra e ganhe razoavelmente bem.

O pior não é só o subconsciente, o pior é que nessa fase começam as cobranças e imposições a respeito do SEU futuro.
Como por exemplo:

" Você vai passar a vida fazendo trabalho voluntário? Vai morrer de fome!"

" Você cobra muito barato pra dar aula de dança em escola particular, assim você não vai chegar a lugar nenhum!"

" Quando você vai arranjar um estágio ou um trabalho na sua área?"

" Tá na hora de arranjar alguma coisa pra fazer você não acha?"

" Cansada?! Você vai ver quando você voltar a trabalhar!"

Daí que depois de ouvir esse monte de coisas, de ser pressionada você não pode nem chorar, porque afinal, você é adulta e como você vai fazer com as coisas da vida, vai chorar????
As pessoas ficam te impondo uma série de conceitos, de desejos, de obrigações e sonhos que pertencem a ELAS. A gente sabe que no fundo eles só querem nosso bem, sejam eles nossos pais, avós, tios, padrastos e madrastas. Tudo bem, a gente agradece a compreensão e o carinho, mas alguma vez vocês já perguntaram o que EU quero? O que EU espero da MINHA VIDA? Qual o caminho que EU quero seguir pra mim?
E a culpa não é só deles. A sociedade impõe uma série de tabus que nós que estamos deixando adolescência de vez e entrando na vida adulta TEMOS que cumprir,
Daí você vê um monte de gente xoooovem com depressão, Síndrome do Pânico, bipolaridade, Síndrome do Raio que o Parta, alcoolatra, viciado e tudo isso porque essa sociedade igualmente doente vive de aparências, num sistema insano que rouba todos os nossos sonhos e energia porque NÓS TEMOS QUE TER UM EMPREGO LEGAL, GANHAR UMA GRANA BOA, FAZER UMA BOA FACULDADE, TER UM RELACIONAMENTO ESTÁVEL E FELIZ, PORQUE AFINAL DE CONTAS VOCÊ JÁ TEM 20 ANOS!!!

Não tô justificando o uso de drogas, excesso de bebida, nem a patologia de algumas pessoas. Mas nós não temos tanta maturidade assim pra lidar com esse monte de cobrança e existem uns e outros que tem menos maturidade ainda e se entregam as futilidades como válvula de escape, pra esquecer todas essas coisas que ficam martelando.

Resumo da ópera: Eu não tenho um emprego que me pague bem, não tenho um relacionamento sério nem estável, nem um pretendente a marido e a pai pros meus filhos. E eu também não tenho filhos.
Eu tenho um emprego sazonal que me paga pouco e um que não me paga nada, mas me fazem a pessoa mais feliz, realizada, querida e útil desse mundo.
Se eu tô aflita e me sinto pressionada? Sim, eu me sinto. Mas eu tenho a consciência tranquila e o coração calmo. Estou fazendo o que eu gosto, com as pessoas que eu amo e vivendo no lugar que EU escolhi pra mim.
Quanto as cobranças da sociedade? Quero que elas vão pra PUTAQUEPARIU!




ps: você quer ser meu pretendente a marido? mande seu curriculum por comentário nesse blog ou por inbox no facebook. Pré-requisitos básicos: ser alto, engraçado, bonito, cheiroso, não ter o cabelo loiro, gostar de crianças e ganhar mais do que eu pra poder pagar a conta! Gracias. 

6 comentários:

  1. Gabi,

    Crise dos 20? Tem certeza que seriam só 20? Porque lendo isso aqui eu vejo uma mulher de 20 anos com maturidade, gana e experiência de uma de 35, 40.
    Não surte, não se cobre e nem dê tantos ouvidos ao que todo mundo espera. Vivemos tempos diferentes de nossos pais, e consequentemente as cobranças são diferentes também. Há alguns anos atrás...ter 20 anos era sinônimo de ter relacionamento estável, projeções concretas para o futuro e até mesmo filhos.
    Hoje ter 20 anos é estar ainda em processo de amadurecimento, cursando ou concluindo o ensino superior, estar nas primeiras experiências concretas de vida e trabalho.
    Não se cobre tanto, pois os tempos são outros. E acima de tudo, se lembre que nossa geração tem um bônus que a de nossos pais não tiveram - nós temos muita vontade de recomeçar.
    Não é por nada não, mas acho que só pelo fato da gente refletir sobre tudo isso nos prova que somos maduras suficientes para assumir nos novos 20 anos.


    Amo o sue blog!! Continue escrevendo sempre ;)
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Oii Gabi..
    Adorei o seu blog, me identifiquei com o post, rs
    E eu que pensava que "Crise dos 20" era frescura minha hehe
    Seguindo..
    BeijOs

    http://jeioliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. EU TAMBÉM PASSO PELA CRISE DOS 20 ANOS!
    E olha, achei esse seu blog no google quando digitei: Crise dos 20 anos. Eu não aceitava ser a única a passar por essa crise.
    Ufa, que alívio; encontrei alguém igual a mim!

    OBS: Esquece esse Any Tchuca. Isso eu fiz quando eu tinha 12 anos e NÃO VINTE! rs

    ResponderExcluir
  4. Oi, impossível não repetir o que todos os comentários já disseram. Eu também passo pela crise dos 20 anos, e eu também gostei muito do seu blog da maneira que você escreve. Estou te seguindo.
    Eu também tenho um blog bem mais humilde que o seu claro se quiser passar pra dar uma olhada. http://learningbreathe.blogspot.com/

    Obs: Não precisa me seguir só por que eu te sigo. Te sigo por que eu realmente gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
  5. vish! Como a Any fez, eu também procurei por '' Crise dos 20'' no google e te encontrei e eu so tenho a dizer que concordo com isso tudinho aí que tu falou só não a questão da relação estável eu quero pensar nisso só la pros 23/24 que vão chegar num instante! Oh God!

    E eu com essa do curriculo akspoakspoaks boa sorte pra gente o/

    ResponderExcluir
  6. Perfeitooooooooooooo ! É exatamente assim

    ResponderExcluir