quinta-feira, 29 de março de 2012

Sobre jornalismo, desilusões, dúvidas e angústia


Eu sei que não sou a única a pensar assim e por isso vim aqui tentar desafogar um pouco essa angústia que anda me preocupando mais do que eu havia previsto.
Por que nós, estudantes de jornalismo, e não digo todos nós, mas pelo menos alguns de nós, se desiludem tanto com o curso/profissão ao ponto de querer jogar tudo pro alto e mandar Lead, Pirâmide Invertida, Objetividade, Teóricos e Prática pro quinto dos infernos?
Antes eu achava que era fase, que a mudança de ares, o fato de fazer a faculdade aqui perto da minha casa, levando uma vida menos atribulada do que antes pudesse me fazer reatar meus laços de amor com o jornalismo. Mas sabe, as vezes eu tenho a infeliz sensação de que ele, muito acima de todos os pés na bunda, traições e decepções amorosas da minha vida, foi a minha maior ilusão e por consequência, desilusão.
Daí terão uns tantos insensíveis que vão dizer " é falta de vocação, é falta de vontade, talvez essa não seja mesmo sua profissão, talvez você nasceu pra ser professora ou maquiadora Gabi".
Tudo bem, pode ser, MAS ALGUÉM PODE ME EXPLICAR POR QUE EU AMEI TANTO ESSE MALDITO JORNALISMO? POR QUE EU ACREDITEI QUE SERIA UMA GRANDE PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO QUANDO HOJE, NO MEIO DA FACULDADE, TRANSFERIDA COMO SE NÃO BASTASSE A CONFUSÃO, ESSE MALDITO JORNALISMO ME TRAZ UMA SÉRIE DE QUESTÕES, INDAGAÇÕES E ANGÚSTIA?
POR QUE NÃO CONSIGO SIMPLESMENTE MANDAR ISSO TUDO PRO INFERNO? O QUE ME PRENDE AINDA?
Momento desabafo, como vocês podem perceber, amados leitores. Desculpem pelo caps, mas me sinto mais leve agora.
Sabe, eu andei relendo uns tantos textos meus da época em que eu e o jornalismo parecíamos ter sido feitos um para o outro. Nossa, como eu era idealista! Como eu vivia num mundo cor de rosa...
Como eu parecia amar tanto esse ingrato que hoje parece mais um fardo expiatório nessa minha encarnação de pessoa em dúvida.
Eu admiro aqueles que amam o que fazem do primeiro ao último semestre. Eu, que estou tendo que fazer o terceiro semestre novamente por conta da minha transferência, me pergunto se vou chegar viva, lúcida e feliz ao TCC. Pelo andar da carruagem, não sei não...
E pra piorar mais a bagaça, tem uns tantos professores que acentuam essa angústia, sabe.
Você vê eles ali, infelizes, monótonos, egocêntricos, metidos, arrogantes, prepotentes, ou simplesmente conformados e pensa: não quero isso pra mim!
É claro que as pessoas lidam de maneiras diferentes com as situações, mas quando você já tá desanimado, como lidar com o desânimo alheio ou com a arrogância do outro? Ainda mais se ele é seu professor.
Felizmente, em contra partida, existem outros tantos professores, que muito embora sejam minoria, parecem fazer valer a sua angústia diária e indecisão concomitantes.
Ontem eu me senti um pouco mais animada e tive até vontade de seguir carreira acadêmica ao ver a professora Marilda, com seus 500 anos de sociologia, como ela mesma se refere, dando um show de Durkheim, fato social, coisa que antes eu achava pacto com o demo.
Tem o Raul, que me fez ver o mundo sujo e manipulável da televisão com outros olhos. E minha querida e amada Meg, que mesmo hoje eu não tendo mais aula com ela (TODASCHORA), me fez entender que a gente tinha um papel honesto como jornalistas, por mais que muitas vezes outras pessoas nos fizessem pensar o contrário.
Mas sabe, as vezes parece que nem eu me apegando a eles, a essas ideias, buscando a minha paixão desvairada pelo jornalismo de antes, eu consigo sair dessa angústia constante.
Cansei de ter DR com o jornalismo... Ou eu mudo, ou não sei... Chora comigo?

Um comentário:

  1. Minha grande amiga de Jornalismo Gabi, hoje eu vou me libertar de toda essa ilusão ou indecisão. Decepcionada com tudo eu já estou, mas sinto que aquele ainda não é o meu lugar, sinceramente, prefiro ainda acreditar que o Jornalismo é lindo, e não ter o olhar de dentro de uma redação ou por trás de uma câmera, após quatro anos intermináveis e pensar o quanto é um profissão desvalorizada.
    Não estou falando isso pra te desanimar não, mas você está no mesmo lugar que eu, e sabe o que se passa lá !
    Mas tenho uma missão, Gabi faça o que você quer pra sua vida, independente do mundo, se irão te julgar ou não, faça o que seu coração mandar, e se é maquiagem que você quer... Lute com todas as suas forças pelo que te faz feliz, e seja a melhor, amando e acreditando no que faz... Porquê se você mesmo não acreditar, como é que vai dar certo?!
    No meu caso, com o que o jornalismo vai colaborar para a minha vida, se eu não consigo abandonar meu pai?!
    E foi baseado nessa questão que eu cheguei a uma conclusão... Se ela vai dar certo ou não, eu estou seguindo meu coração !
    (Se isso fosse uma nota pelada, já estaria descartada com tantas rimas) hahaha...
    Só não me abandone como amiga tá? Porque eu amo muito você e a Jana !
    Beijão

    ResponderExcluir