domingo, 31 de outubro de 2010

Madame Bovary c'est moi!

Aqueles que acompanham meus blogs desde o início sabem que sou apaixonada por Madame Bovary.
A história, a personalidade de Emma Bovary, as paixões, as mentiras, a trama que se desenrola, os mínimos detalhes escritos por Flaubert são envolventes e apaixonantes.
E eu, como uma romântica nata, me identifico muito com Emma. A sua sede por um grande amor, a confiança que ela tem na paixão e no destino, as decepções...
Sendo assim, vou postar aqui os meus dois trechinhos favoritos do livro, os quais me identifico ainda mais...



"Sem você, fique sabendo, teria podido viver feliz! Quem o levou a isso? Era alguma aposta? Não obstante me amava, você dizia...E ainda a pouco... Era preferível que me tivesse posto para fora! Ainda tenho as mãos quentes dos seus beijos, e aqui está o tapete o lugar onde você me jurou de joelhos uma eternidade de amor...E me fez acreditar durante dois anos, arrastou-me num sonho mais esplendido e suave! E nossos planos de viagem, lembra-se?Oh! A sua carta, a sua carta, que me partiu o coração! E depois quando volto a vê-lo, a ele, que é rico, feliz, livre, para implorar um auxilio que qualquer um me prestaria, suplicante e trazendo-lhe toda minha ternura, ele me repele, porque isso lhe custaria 3.000 francos!"




"Acabava de partir desesperada. Agora o detestava. Aquela falta de palavra ao encontro parecia um ultraje e ela procurava outras razões ainda para se desligar dele. Ele era incapaz de heroísmo, fraco, banal, mais brando que uma mulher, e além disso avarento e covarde.Depois, acalmando-se, acabou por pensar que talvez o tivesse caluniado. Mas o denegrirmos os que amamos sempre nos desliga deles um pouco. Não é bom tocar nos ídolos; o dourado pode sair nas nossas mãos."


Emma Bovary c'est moi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário