sexta-feira, 15 de março de 2013

Por um mundo onde se corra menos atrás e mais ao lado!

"Tô cansada de ficar correndo atrás".
Certamente você já ouviu ou falou essa frase pelo menos algumas vezes na sua vida, minha amiga, e é verdade, tem uma hora que a gente cansa. Cansa mesmo.Cansa de correr atrás. Cansa, porque correr atrás não é o caminho. Tem uma hora que não dá mais pra correr atrás. Chega uma hora que a gente precisa aprender a correr ao lado. Essa história de correr atrás deve ficar no passado. Redundante assim mesmo, mas é verdade.
E um passo importante é olhar e perceber o ritmo dessa pessoa que você quer que corra com você nessa maratona. Porque se você percebe que ela quer sempre estar na sua frente, que você tá sempre ali, correndo, correndo e nunca alcança, bom, a constatação que a coisa tá errada não precisa vir num pódium com um troféu dizendo "você está fazendo isso errado" nem com um "a gente se fala" como prêmio de consolação, né?
Correr atrás não é o caminho. E olha que tô começando a perceber isso depois de gastar muitos sapatos, tênis de corrida, hawaianas e salto alto nessa minha vida com quem não tava me esperando pra essa prova!
Sabe, parece discurso pronto, manjado, clichê, mas correr atrás só vai fazer você se cansar. Cansar até do que não deveria, como do amor, das relações e da paixão. Sabe, quem quer a nossa companhia, espera a gente pra correr junto.
Junto. Essa é a palavra.
Chega uma certa altura da vida, quando a disposição para amores bandidos, amores fast-food, amores líquidos, cai drasticamente, daí gente começa a pensar que não tá mais naquela forma de ficar correndo atrás de alguém desse jeito, que a gente não quer um relacionamento competitivo onde se aposta o orgulho, o ego e a vaidade. Porque não dá mais pra gente viver num mundo onde as pessoas estão empurrando umas as outras, passando por cima de tudo pra alcançar um outro alguém, que na maioria das vezes, tá indo na direção totalmente oposta da gente. Tô cansada de ver um monte de zumbi sedento de amor, correndo atrás de idealizações mesquinhas e fúteis  buscando lá na frente algo que se um dia vier a alcançar, vai pensar "nossa, era isso que eu queria tanto?!"
Não que a gente vá sentar e esperar o príncipe aparecer. Mesmo porque a gente já tá cansada de saber que esse dia não vai chegar! E não tô aqui pra fazer apologia daquela filosofia fútil de "Homens, vocês que tem que correr atrás!". Não, não é isso. Mesmo porque não é mais pra correr atrás. É pra correr ao lado, juntos.
Chega um momento que o coração pede, as pernas falham nessa busca inalcançável pelas idealizações que fizemos e a gente passa a procurar um certo alguém que queira correr ao nosso lado, que queira correr junto. Faz muito mais sentido.
É claro que no começo, até a gente estabilizar o ritmo dessa corrida, um pode acelerar mais enquanto o outro pode parecer mais lento. Mas se for pra correr junto, uma hora a gente vai se acompanhar nos passos, vai conciliar o ritmo, vai compreender que nessa pista tem uma porção de obstáculos, buracos, pedras, pessoas, mas se a gente quiser correr junto mesmo, vamos conseguir ultrapassar essas barreiras, vamos ajudar se o outro tropeçar e porventura, se ele cair, a gente para, cura as feridas e continua. Mas junto. Porque esse é o objetivo.
É chegar junto em algum lugar. Não importa o lugar, mas que estejamos juntos.
Por isso olhe bem pra pessoa que tá com você, sabe. Ele tá aí, correndo do seu lado, ou tá lá frente, tentando alcançar algo dela e você aí, se matando pra alcançá-la? Olhe bem pra onde você quer ir, onde quer chegar, você tá correndo tanto por que mesmo?
Deixo aqui o meu pedido sincero, meu apelo aos corações cansados dessa maratona falsa de prêmio medíocre e ilusório. Não dá mais pra viver assim!
Por um mundo onde se corra menos atrás e mais ao lado! E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário